Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como utilizar o timer ( microcontroladores PIC )


A grande jogada dos timer's, em um microcontrolador, é que você não precisa manter o processador travado em delay aguardando o momento de realizar uma função. Em alguns casos, sem o uso de timer's, seria quase que impossível de realizar determinadas tarefas em conjunto (controle de servo motores por exemplo).
A ineficiência do delay, em alguns casos, pode ser comparada a uma pessoa que tem compromissos durante o dia só que, ao invés de olhar no relógio ou usar um despertador, a pessoa fica parada só contando os segundos até chegar o momento dela realizar determinada tarefa (almoçar, trabalhar, etc.) desperdiçando tempo que poderia ser gasto com outras tarefas.

Os timer's são registradores que servem como contadores em que, a cada pulso de clock, ele realiza um incremento nesse registrador (timer = timer + 1 ou timer++). Após o timer incrementar até o seu valor limite (que depende da quantidade de bits do timer que você esta utilizando) ocorre o que chamamos de "estouro de contagem", este então é zerado e é acionada a interrupção.
Especificamente: